quarta-feira, 17 de junho de 2009

Billboard Top 10 – As novidades da maior parada do mundo

bill... board

Não deve ser novidade para ninguém a importância da Billboard a esta altura do campeonato. Basicamente, se você quiser ouvir o que está tocando por todos os lugares no mundo inteiro, é bom dar uma passadinha lá e encontrar algo que lhe agrade. Missão nem tão fácil, é verdade, uma vez que o site se limita a mapear o que faz sucesso, não o que há de melhor, característica que tem rendido desde sempre críticas ferrenhas ao site, considerado mais um “puxa-saco de gente famosa” do que um site de música de verdade. Discussões a parte, a verdade é que a Billboard é também, para nós brasileiros, uma valiosa fonte de novidades que vem por aí. Afinal, por mais arrogante que isso possa parecer, dizer “eu conheci primeiro” é uma delícia. Então aproveite e se arrisque nessas duas listas aí, que vem junto com a humilde opinião deste fã de música. Divirta-se.

 

1ª posição: “Boom Boom Pow” – The Black Eyed Peas

Download/Vídeo

2ª posição: “You Know You Want Me (Calle Ocho)” – Pitbull

Download/Vídeo

3ª posição: “Knock You Down” – Keri Hilson feat. Kanye West & Ne-Yo

Download/Vídeo

4ª posição: “Birthday Sex” – Jeremih

Download/Vídeo

5ª posição: “Poker Face” – Lady Gaga

Donwnload/Vídeo

6ª posição: “LoveGame” – Lady Gaga

Download/Vídeo

7ª posição: “Second Chance” – Shinedown

Download/Vídeo

8ª posição: “Halo” – Beyoncé

Download/Vídeo

9ª posição: “Fire Burning” – Sean Kingston

Download/Vídeo

10ª posição: “Blame It” – Jamie Foxx feat. T-Pain

Download/Vídeo

 

O hip-hop indiscutivelmente manda nas grandes paradas. Nada contra, é claro. Só que, como qualquer estilo musical, o rap tem seus pontos altos e baixos, e não há exemplo melhor desta contradição do ritmo do que metade da lista aí de cima. Na primeira posição, merecidamente, o hit global Boom Boom Pow traz de volta o Black Eyed Peas com uma batida inacreditável e uma letra bem fina em relação a seus concorrentes de parada. Não que os versos de Will.I.Am, Fergie e companhia sejam uma obra-prima, mas não é muito difícil competir com coisas como “Don’t need candles and cake/ Just need your body to make/ Birthday sex”, na canção homônima do rapper Jeremih. Ao menos ele entrega um ritmo embriagante, enquanto o cubano Pitbull nem isso tem a decência de fazer para nos presentear com You Know You Want Me, um horroroso pastiche de letras em inglês e espanhol e um ritmo caribenho bem mal-elaborado. Quem completa a representação do hip-hop na lista é o jovem Sean Kingston, com a grudenta, e pelo menos divertida Fire Burning, ao lado do experiente Jamie Foxx, que faz algo decente em Blame It, mas poderia muito bem seguir carreira definitiva no ramo do cinema.

 

Mudando um pouco de ramo, as cinco posições restantes são bem distribuídas entre o pop eletrônico, o R&B moderno e até uma pitada de rock adolescente ao estilo boy band. Não, os Backstreet Boys ainda não retornaram para puxar-nos os pés a noite, mas bem que o Shinedown, na lista com seu primeiro hit, nomeado Second Chance, poderia se passar pelo papel de nova encarnação dos “garotos do fundo da rua”. O som, é claro, vive daquele antigo paradoxo que persegue esse tipo indefinível de fazer música. Não é dos piores, de fato, até consegue grudar um pouco na memória, mas não passa de cultura descartável. Se você curte, vá fundo e cante junto a letra revoltada: “Tell my mother, tell my father/ I’ve done the best I can to make them realize/ This is my life, I hope they understand/ I’m not angry, I’m just saying/ Sometimes goodbye is a second chance”. Bem mais inteligente e interessante, porém, é a permanência tão longa de Beyoncé e seu já conhecido mega-hit Halo, que já virou até tema de novela por aqui e continua figurando entre os 10 mais no mundo inteiro. Sinal de que a escolha do público está se refinando, como também demonstra a terceira posição concedida as escolhas sempre espertas de Kanye West, que se juntou com Keri Hilson para construir uma balada intensa e que merece ser descoberta com Knocks You Down.

 

É claro, o grande destaque “da noite” vai indiscutivelmente para Lady Gaga, o mais novo fenômeno musical ianque, que alcança o feito histórico de dois singles dentro da lista ao mesmo tempo. Se for escolher entre Poker Face ou LoveGame para conhecer o som dela, porém, dê preferência ao segundo. O mais novo hit é Gaga de volta ao seu melhor. Teatral, sexy, fascinante e cheio de brilho próprio, sua performance vai além de uma letra mediana e se mostra a ascenção de uma estrela com carisma para dar e vender. Não custa nada dar uma chance a moça, que vem sendo discriminada entre os fãs de uma música “mais alternativa” por ter supostamente ter vendido seu talento as exigências da indústria. Certa ela, oras. Ganha dinheiro, faz sucesso, e ainda consegue levar boa música para o topo das paradas.

4 comentários:

Cara, qndo eu pequisava mto sobre música eu ia direto pegar os hits e as bandas novas q surgiam na billboard...
Bons tempos, descobri mta coisa boa através desse ranking.

Agora não passo mais lá, sabe porque? A música contemporânea que faz sucesso me enxe o saco. Como disse o 50 Cent (incrível como ele foi capaz de proferir pensamento tão sensato): a criatividade esta acabando. As pessoas pensam mais em quanto sucesso vão fazer do que o quanto podem fazer pela arte. Sei lá, parece meio papo de velho, mas a música vive uma crise forte, em quase todos os estilos. O hip hop, que nos anos 80 e 90 era sublime, com letras marcantes, batidas criativas e personagens inesquecíveis...se transformou em algo padronizado, sem inspiração. TOdos copiam todos.

abraço

legal...
essa lady gaga que eu nunca ouvi falar tá bombando

Cara, vou ser sincero. Não li tudo, vi só a lista. Mas vamos lá:
Adoro Poker Face - tô ouvindo agora!

Sobre Halo, da Beyoncé, eu também acho muito linda, mas é quase um plágio. Ela ouviu a Kelly Clarkson gravar uma música pro CD novo e pediu pro produtor compor uma com aquela batida pra ela. Saiu Halo, linda, virou single.

=)

[url=http://www.bagsoneonsale.com/]cheap hermes bags[/url] handbags are a wonderful way for a female so as to passively (Or not the case passively) show the world the woman's individuality. a teen which have a carpeted messenger serving replies the girl with artsy, a woman by way of heavy-duty leather band informs me she is ready to address business organisation, the girl upon department shop while obvious synthetic leather lawsuits fashionista, the actual uptempo young girl with a heart purse acquires an eye rotate. But exactly what does an additional with a designer handbag are after website visitors to think? or perhaps a luxury? just excited about other peoples' sentiment when she selects model new Gucci Suki? unfortunately, It depends on the person.


[url=http://www.bagstoyousale.com/]hermes handbags sale[/url] you may inside integrating on top you feel it simply called soft skills Louis Vuitton handbag. certainly no, tend to be totally wrong. Take an end have a look at an floor. you'll be able to four drawings what respectively present the necessary story within Louis Vuitton. just like, some of the 101, Champs Elysees london is where your own home inaugurated the greatest walk shopping coming from time. typically the Champs-Elysees, and also global recognition the world's almost very popular method, determined generally "viewpoint" model from your new Louis Vuitton your home.


[url=http://www.bagsforyousale.com/]hermes birkin handbags[/url] there are so many web shops focusing on the supply of a type of offerings. This enables a human being to travel to a couple of websites who has barely any hassles. people who find themselves maven on the way to buy concerns to the regularly see that you are with many different brand pieces.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More