segunda-feira, 1 de junho de 2009

A diferença entre Lady Gaga e Hillary Duff

Classificar, rotular, criticar ou descrever música pode ser, na maioria das vezes, algo feito por gente que não sabe apreciar um bom entretenimento. Mas é inegável que se trata de requisito indispensável para uma boa comparação entre músicos de um mesmo estilo e ferramenta valiosa para se fazer uma boa seleção entre o que machuca seus ouvidos e o que faz bem a eles. Partindo desse princípio eliminador de certos preconceitos, não custa nada pssar algum tempo examinando um caso particular que define e divide bem a produção pop dos nossos tempos.

 

É bem verdade que o pop dos últimos anos não passa de um bom engodo para ouvidos desacostumados a música de verdade, um amontoado de letras irônicas que se usam da sensualidade das portadoras das vozes que as entoam para provocar o público jovem e fazê-los acreditar que aquilo é o que merece ser apreciado. A bem da verdade, não há nada de errado em lançar mão de certas “ferramentas de trabalho” para alcançar o sucesso, desde que esse êxito esteja apoiado em boa música. É justamente nesse ponto que nossos dois objetos de estudo se diferenciam radicalmente. Não custa conhecer um pouco das duas, então.

 

Até pouco tempo escondida na posição de compositora para músicos de fama como Fergie, Akon e New Kids on The Block, a nova-iorquina Stefani Joanne Angelina Germanotta é hoje bem mais conhecida por seu nome artístico, Lady Gaga. Teatral em suas apresentações ao vivo e elogiada por quase todos os críticos ao redor do mundo, ela se transformou no hit do momento ao lançar The Fame, seu primeiro álbum, cujos dois primeiros singles, “Just Dance” e “Poker Face”, se tornaram os maiores sucessos pop a atingir o mercado fora do esquema Britney/Beyoncé/Rihanna. Suas músicas, descritas como “pop teatral” e aclamadas como “um retorno a tradição dance dos anos 1980”, trouxeram brilho e sucesso de volta ao mesmo tempo para um estilo esquecido com o techno de batidas repetitivas estourando por aí.

 

Frente a frente com o prodígio, mais nova por pouco porém bem mais experiente no showbusiness, temos Hillary Duff. A atriz/cantora começou a carreira musical em 2003, dois anos depois de estrear no cinema sob o comando de Michel Gondry em A Natureza Humana. Seu primeiro álbum, Metamorphosis, veio para ser o suculento recheio de uma fase extraordinária pela qual a texana estava passando. As músicas de pastiche pop tinham algum brilho a mais do que Britney andava fazendo a época, um ritmo um pouco mais elaborado, uma levada mais animada, descompromissada. Que não se levava a sério. Em 2004, a fase se fechou com Hillary Duff, o álbum que colocou uma cereja no bolo em sua fase “queridinha da Disney”. O próximo passo, então? Dignity chegou as lojas deixando a inocência para trás e colocando no lugar… nada. Ou ao menos nada que se possa chamar de substancial. O que Hillary fez no novo álbum foi tentar emplacar nas boates com letras vulgares e momentos de puro constrangimento. Uma atitude que não combina com sua própria figura, que dirá com sua voz.

 

As duas, presumivelmente, fazem dance. Ou pop, se você preferir. Rotulação é uma besteira de qualquer forma. A diferença entre as duas deve estar clara a esta altura, mas não custa lembrar de vez em quando. Lady Gaga faz música de verdade, Hillary faz enganação. Uma tem estilo próprio, de verdade, a outra deixa o seu ser levado “pelo que está em voga”. Uma é provocante, a outra é vulgar. Uma sabe em que vespeiro está mexendo, a outra não faz a menor idéia. Uma te faz bem aos ouvidos, otra os machuca. Deixo-o com essas conclusões, minhas conclusões. Tire as suas. E depois de diga quem é melhor.

 

8 comentários:

amo essa mulher !
minha musa expiradora !
blog maneiro !

pois é amigo, gosto musical é algo mto complexo para se entender...

Minha irmã adora a Hillary Duff...vai entender
Aliás, ela estreou no cinema antes, fez aquele filme de sessão da tarde com o Gasparzinho xD (ela era a Wendy)

hehehehe

Um amigo me falou sobre a Lady Gaga, falou bem. Ele, apesar de não parecer, entende mto de música...me apresentou o melhor da black music, antes do ritmo se tornar moda e se perder em conceitos pops...

Dois caras que entendem de música falando bem da Lady Gaga...ela deve ser boa...

Sugestão:faça pequenos drops sobre o mundo da música no blog! Ou tente, no começo do mês, fazer uma agenda com os principais shows do país - a rolling stone acho que faz algo parecido!

Acho a Lady Gaga uma cantora bem legal, acho que tem personalidade própria, ao contrario do que algumas pessoas falam, gosto de suas músicas, ainda bem que a mídia passou a ver isso.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

Ótimo! Você que começa criticando as "opiniões" e comparações de pessos que segundo VOCÊ não entende de música, porém no decorrer desse post acabou mostrando que sabe bem menos do que elas tentendo fazer ofuscar o brilho de uma artista pra acender o de outra, em base se comentários estapafúrdios e sem nexo, e com comparaçõs ridículas.
Você fala que a Hilary Duff não tem a menor ideia de onde ela está se metendo, quando na verdade é você não não tem a menor idéia do que está falando.
Hilary Duff com Dignity ultrapassou muitos artistas nas paradas, vendeu milhões de cópias, fez-se provar que veio pra ficar. Hilary tem voz, atitude, determinação e conceteza dispensa rótulos, pois se qualquer um que realmente entende do assunto for parar para analisar, vai ver que ela é a única "queridinha da Disney" que sabe o que está fazendo e tanto é que emplacou na cena musical e que realmente tem personalidade em fazer um som que é característico SEU.
E Lady Gaga é uma grande artista que também se fez merecer de todo o sucesso que ela desfruta agora, e para isso ela não precisou tentar derrubar niguém porque ela é segura de si, pois sabe que tem um estilo próprio que dispensa comparações.

A Hilary é melhor q a Lady GaGa tbem gosto dela mais a Hilary tem mais tempo. Como vc pode falar mal da Hilary Duff sendo q ela ja vende até hj 18 milhoes de cópias de Discos, muito mais q Lady GaGa, Justin Bieber e outros artistas do momento.
A Hilary só deu um tempo na carreira musical mais o ano q vem ela ja esta de volta .......
Palavra da propria Hilary

Acredito que você não saiba do que esta falando...
Além de concordar com o que o Lucas diz, digo mais..
Me considero muito fã da Hilary, acompanho sua carreira desde Gasparzinho e Wendy, acompanhei o lançamento de suas primeiras músicas, e acompanhei todas as suas fases (uma decada), então posso dizer sem a menor duvida que a Hilary Duff é uma das únicas que saiu da Disney que cresceu mas continuou sendo quem ela sempre foi, a única que saiu e continua dando bons exemplos, a única que nunca fingiu ser outra coisa...
É obvio que ela cresceu e não vai continuar com as músicas de quando era menor, suas ideologias são diferentes... Ela continua escrevendo e cantando sobre o que sente, o que lhe acontece, como Stranger, ou na Gypsy Woman do CD Dignity, todas tem um significado sobre algo que lhe aconteceu...
Tudo bem que ela decidiu ousar um pouco mais em Reach Out, mas nada que pudesse ser condiderado altamente vulgar, ou se dizer, "Oh Meu Deus, ela não tem vergonha na cara não?!"
Ela incrementou suas músicas de acordo com sua nova fase, uma fase mais adulta, dando um ar mais "sensual", diferente de seus outros cds...não vejo absolutamente nada de VULGAR em suas músicas e videoclipes comparando as com outras artistas , ela é incrivel sendo o que ela é, não precisa vestir um vestido de carne, ou andar pelada por ai pra provar nada pra ninguem...
Cara...de verdade com tanto artista por ai tentando provar uma coisa que não é...Você seria mais feliz em fazer tais comparações de Lady Gaga com a Miley Cyrus q acaba de completar 18 e pelo visto se pudesse andaria drogada e pelada por ai, aquilo sim é vulgaridade...
Porfavor, estude um pouco mais a vida de um artista antes de dizer quem é isso ou aquilo...

Naada haver !
A Hilary canta bem, pelo menos melhor que a pessoa que escreve esse blog !
Ela é uma ótima atriz, naum faz musicas e clipes vulgares, pelo contrário, ela é linda e é muito sexy! A Hilary naum tem nada haver com a Gaga, que é uma ótima cantora tbm!
Então, vai escutar as musicas, ver os videos e depois você vem comparar a Hilary com outros artistas!

Voce ñ sabe d nada a Hilary nao faz mau aos ouvidos de ninguém... ela simplesmente é impecável em tudo q faz... Ate a bosta q ela caga é mais famosa q vc, entao cala essa sua boca de buceta pra falar da Hilary... a Lady gaga tbm é mto boa

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More