terça-feira, 26 de maio de 2009

Morte do Rock


Dentre os estilos musicais, o rock é um dos mais abrangentes, com inúmeros subgêneros e variações sonoras, pode agradar a audição de pessoas com os mais diversos gostos. Influenciou na ideologia de vida de multidões, o que demonstra que o seu poder vai além da música.

Tendo seu início nas décadas de 1950-1960 e sendo influenciado principalmente pelo blues, agregado a uma série de outros estilos musicais, o rock passou por diversas transformações ao longo dos anos, a começar do Rockabilly, representando por Elvis Presley Jerry Lee Lewis. Nas mesmas décadas, o rock britânico já tomou grande espaço (Beatles, The Who, Rolling Stones, Animals, The Beach Boys). A partir daí, surgiram os movimentos contraculturais (ou undergroud, como preferir), caracterizados pela psicodelia e pelo protesto, destacando-se os ícones do folk (Bob Dylan, Neil Young, The Mamas and The Papas), além de Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Doors, Jefferson Airplane, entre outros. No fim da década de 1960 o rock progressivo (Pink Floyd, Rush, Yes, Genesis) atingiu um grande sucesso comercial, devido à complexidade das canções.

Na década de 1970 o hard rock e o heavy metal (Led Zeppelin, AC/DC, Deep Purple, Black Sabbath) intensificaram o modo de tocar. Ainda nesta década, ocorreu o movimento punk (Ramones, The Clash, Sex Pistols), com o princípio do “faça você mesmo”, que se opunha ao resto da cena musical da época, já que era constituído de um princípio anticapitalista. A partir da década de 80 os subgêneros se expandiram, tendo como base os principais gêneros.

Atualmente, observa-se que toda a criatividade musical presente no início da história do rock, tornou-se algo exclusivo do passado, já que as denominadas “novas” bandas, não passam de uma cópia dos artistas que as influenciaram. Casualmente alguns artistas conseguem obter algum destaque, demonstrando que a morte da música não passa de uma cogitação, porém, a maioria dos fãs do bom e velho Rock ‘N’ Roll crêem que ele teve seu fim na década de 1990.

Observando por outro ângulo percebe-se que talvez a teoria de que o mundo acabaria no ano 2000 não foi totalmente infundada, já que a produção cultural da atualidade encontra-se em um hiato criativo ou até em plena morte. A dúvida que perdura, é se a humanidade conseguirá resgatar o espírito renovador do início do século. Alguns acreditam que a humanidade vive em ciclos, e que em breve, novos prodígios surgirão, desbancando os nomes renomados. Os que desprezam esta teoria, acreditam que jamais surgirão bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Beatles, Queen, Pink Floyd, dentre tantos outros grandes nomes. Seja qual for sua opinião, vale a pena escutar os clássicos do rock, pois tudo o que é original, é melhor.

3 comentários:

baita texto sobre o bom e velho rock n´roll...
cara, realmente, nós, fãs de rock nos sentimos meio orfãos e sedentos de algo bom e inovador, mas acho que não acabou...

acho o Strokes mto foda.. estão demorando pra aparecer talentos verdadeiros.. mas sei que aparecerão!! abraços

Rock como antigamente não existe mais, o que existe são copias mal feitas!!

Hi there, just turned into alert to yоur weblog vіa Goοgle, and
fοund thаt it is truly іnfoгmаtіve.
I'm gonna be careful for brussels. I'll be grаtеful in thе еvent yοu pгoceeԁ
thіs in future. A lot of other people will be benefіted out of your writing.
Ϲheerѕ!

Feel free to suгf tо my pаge .
.. payday loans

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More